sexta-feira, 18 de setembro de 2020

O Brasil precisa do streaming de jogos

Durante anos ouvimos falar sobre as maravilhas prometidas pelo streaming de jogos, hoje isso já é uma realidade, porém não no Brasil. O streaming de jogos quebra a barreira do hardware e requer apenas uma conexão estável para poder desfrutar de jogos que levam os consoles da atual geração ao limite. Os serviços de streaming que temos no mercado são o Google Stadia, Gforce Now e Xcloud que está disponível para os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate.

Jogos mais acessíveis

O Brasil é um dos principais consumidores de jogos do mundo, porém nós somos vitimas dos impostos abusivos em cima de componentes de PC e em consoles, e sem contar que o salário mínimo do país é uma vergonha, ou seja, nem todo mundo consegue desfrutar das grandes obras da indústria, principalmente por falta de hardware. Os serviços de streaming seria uma solução para essa barreira do hardware, já que isso fica por conta da provedora do serviço. 

Ainda levando em consideração o poder de compra dos brasileiros, o Xcloud da Microsoft, por ser atrelado ao Game Pass ainda quebra outra barreira, a do acesso aos jogos, que no Brasil são caríssimos, sendo uma ótima opção para que não tem grana para compra jogos todo mês.

É impossível para nós brasileiros desfrutarmos dessa tecnologia? Na verdade não, já que para driblar essa trava de região podemos usar VPN, mas vale ressaltar que pelos servidores estarem longe, pode haver problemas com latência. Mas eu pude testar o Gforce Now é posso afirmar que minha experiência foi boa, tive uns pequenos problemas, mas levando em consideração as circunstâncias a minha experiência foi boa.

O que nos resta é esperar. Segundo a Google, o Brasil tem infraestrutura para receber serviços como esse. Pela importância que o Brasil tem no mercado de games mundial, acredito que alguns desse serviços, pelo menos o Xcloud chegue em nossa terra em algum momento de 2021, mas isso não passa de mera especulação. Então o que nos resta é aguardar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário